Orações

Começando 2011 com temas profundos. Minha esposa escreveu em seu Facebook que estava muito triste ao ver pela TV a desgraça que caiu sobre o povo da região serrana do Rio de Janeiro com mais de 500 mortos até agora. Pediu orações! Eis que um de seus amigos respondeu: “Oração??? Alivia o sofrimento de alguém lá na serra? (…) Mas desconfio que o que Deus espera é um pouco mais de AÇÃO, digo ação prática, física, humana mesmo, de seus próprios fiéis para que tragédias como essas possam ser evitadas ou minimizadas. Já que chuva vem da natureza criada por ele mesmo!”

Surgiu então a oportunidade para falar sobre esse assunto tão interessante que é a religião. E escrevi para ela:

“Somewhere, something incredible is waiting to be known.”
(Carl Sagan)

Quando vemos desgraças gigantescas como essa da região serrana do Rio com mais de 500 mortos, Haiti, terremotos na China, etc. é natural que as pessoas passem a desconfiar da existência de Deus e da falta de eficácia das orações.

Eu já escrevi por aqui o ensinamento de Da Vinci de que quanto maior a sensibilidade, maior o martírio. Não foi ao acaso que Dostowievski dizia também que a maior desgraça do homem é a lucidez. Quem aumenta o seu conhecimento, aumenta o seu sofrimento. Parece realmente ser um desperdício viver a viva pensando no que vem depois. Muitos dizem que a religião é uma sexta marcha. Sobre isso eu escrevi (após ler o livro Deus existe?) aqui: http://bit.ly/hpifnl

Vivemos tempos desafiadores para a fé, com tantos avanços da ciência e da compreensão do universo.

a) http://bit.ly/i2UePq
b) http://migre.me/3tfAy
c) http://bit.ly/gmXcZl
d) http://nyti.ms/fxcWfN
e) http://is.gd/i5nkP
f) http://bit.ly/h8GbEW
g) http://bit.ly/byKTHB
h) http://bit.ly/6sWL2j
i) http://bit.ly/aSKak2
j) http://nyti.ms/bdEpYy
k) http://lnkd.in/8mhGkK
l) http://bit.ly/g6Intx
etc…

Tudo no universo é energia. Eu começo a não duvidar mais que os direcionamentos de energia boa ou ruim causam efeito nas esferas de energia do próximo e do planeta. Quem garante que esses pensamentos (orações) tão bons, carregados de tanto amor não são capazes de mitigar o sofrimento de almas desesperadas? Ninguém pode responder isso com argumento de autoridade.

Por a mão na massa, viajar até o local da tragédia e ajudar, enviar dinheiro, bens materiais, comida, remédios, água, isso é fundamental. Creio que é isso que o seu amigo quis dizer.

Mas se agora você só pode rezar, não tenha vergonha disso. De nada vale o brilho da inteligência se o coração permanece às escuras.

Siga sempre esse caminho: http://bit.ly/l2YAr

Um beijo e um abraço.

Paulo Sá Elias

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.