Archive for January, 2012

Resposta à Victor Hugo (Twitter)

Saturday, January 7th, 2012

Caríssimo Victor Hugo:

Vint Cerf é um engenheiro genial, no entanto, os fundamentos epistemológicos de “sua praia” (área de atuação técnica/profissional) são bem diferentes. O Direito não está no campo das chamadas ciências da natureza (Naturwissenschaften). O Direito está no campo das ciências do espírito (Geisteswissenchaften).

Nas ciências humanas, temos de compreender a significação perseguida pelos seres que agem, pensam, prevêem e acreditam; Não podemos nos contentar com o conhecimento exterior das coisas, mas temos de apreender, no seu interior, o significado posto pelo homem. (cf. JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1992.)

Saiba mais aqui neste link (outro texto – sobre outro assunto, mas que acaba abordando de certa forma a questão para os fins desejados): http://www.direitodainformatica.com.br/?page_id=955

Lamento profundamente que a sua dissertação de mestrado tenha seguido por esse caminho. Recebi, com muita satisfação, a cópia da dissertação do caro amigo. De fato, o seu trabalho não merece esse comentário. Está muito bem feito. Parabéns! No entanto, continuo pensando de forma diferente.

Como dizia o saudoso amigo e Prof. Herbis: “Idéias brigam, nós não.”

Abraços,

Paulo

Monday, January 2nd, 2012