Archive for April, 2006

Miguel Reale

Monday, April 17th, 2006

Sua poderosa inteligência sempre me fascinou. Quando o conheci pessoalmente, fiquei impressionado com a sua humildade, com a aparente “fragilidade” daquele sorriso e com a incrível força irradiada pelos olhos azuis brilhantes e cheios de vida. Quase centenário, o Prof. Miguel Reale mantinha impressionante lucidez e inacreditável atualidade de seu conhecimento enciclopédico.

Conversamos até mesmo sobre comércio eletrônico, criptografia, assinaturas eletrônicas, sentados à mesa de um restaurante em Ribeirão Preto, na companhia da querida amiga Yvete (Profa. Titular de Processo Civil) da UNESP de Franca/SP.

Como disse seu filho (Miguel Reale Jr.) no Jornal “O Estado de SP” de sábado, 15/04/2006 – A13, o Prof. Miguel Reale impressionava pela humanidade, pela retidão, honestidade e pela clareza e limpidez quando falava. “Todos se recordam de suas aulas. Nunca falou com um pedaço de papel na mão. Sempre repetia uma frase de Ortega: Sei que a primeira gentileza do filósofo é a clareza. – Era característica do Prof. Miguel Reale ter todas as idéias concatenadas e elas brotarem e saírem espontaneamente.” 

Com a morte do Professor Miguel Reale, encerra-se (pelo menos pelas próximas dezenas de anos) a era dos grandes juristas deste país.

Infelizmente, neste início de século XXI, assistimos a valorização cada vez mais da aparência em detrimento da inteligência. “Não é mais o que você sabe que importa, mas o que as pessoas pensam que você sabe.”

São os evidentes sinais da era do conhecimento fragmentário, superficial. O nivelamento por baixo, como costumava dizer o saudoso Paulo Francis.

A formação diferenciada dos juristas de gerações anteriores (o padrão mínimo da bagagem cultural que possuíam) são raridade nos modelos de conhecimento/ensino jurídico da atualidade. O Professor Miguel Reale, era o exemplo emblemático desta diferença de qualidade de formação e preparo. Ser humano fantástico, professor inesquecível.

Como disse o próprio Professor Miguel Reale: “A morte é, assim, um comando de amor aos que sobrevivem, uma exigência para que se dê continuidade àquilo que antes se fazia, ao trabalho que não pode nem deve ser interrompido. Amoroso trabalho que torna, então, binada a nossa ocupação, como se dois passassem a trabalhar, um a inspirar e o outro a fazer.”

Muito obrigado Professor!

Paulo Sá Elias, abril de 2006.

Previsões “furadas” – Tecnologia

Friday, April 14th, 2006

O IDG Now! traduziu as principais previsões furadas relacionadas à tecnologia publicadas pelo site 2Spare. (veja aqui)

Google Calendar

Friday, April 14th, 2006

IDG NOW!: “O Google lançou um novo serviço de calendário online que permitirá que usuários marquem compromissos e eventos usando suas próprias palavras. Chamado de Google Calendar.” (leia mais aqui)

Orkut & Google Brasil

Thursday, April 13th, 2006

Conjur – Leia artigo de Nehemias Gueiros Jr.: “A convocação do diretor do Google no Brasil pelo Ministério Público Federal corre sério risco de ser totalmente inócua, já que o Orkut é um site independente, meramente filiado ao Google e não de propriedade dele. O site foi criado por um funcionário turco da empresa Google e leva seu primeiro nome: Orkut Büyükkökten.” (leia a íntegra do artigo aqui)

Internet Banking – Fraudes

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “A Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar 20 salários mínimos de indenização por danos morais a um correntista que teve saques realizados em sua conta corrente, sem sua autorização. A decisão é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. […] Em 1999, o cliente constatou o desfalque de R$ 2.540, feito através de transferências eletrônicas. Com a retirada do dinheiro, cheques foram devolvidos e ele teve de pagar taxas por contas das devoluções. Segundo o processo, ele passou três meses pedindo explicações à agência Cabo Frio da Caixa Econômica Federal.” (veja os detalhes)

Orkut na mira da Justiça.

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “O MPF quer a colaboração da Google para impedir o uso do site Orkut para disseminar idéias racistas e pretende fazer com que a empresa ajude a polícia brasileira a descobrir a identidade dos criadores de comunidades criminosas.” (leia mais aqui)

Crimes via Internet

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “Preso integrante de uma quadrilha que fazia transferência de valores entre contas correntes de terceiros via internet. Foram desviados mais de R$ 114 mil.” (veja detalhes)

Orkut

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “O Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo enviou à Justiça Federal pedidos para a quebra de sigilos dos dados de dez comunidades do Orkut que tratam de pedofilia e racismo.” (veja aqui)

Menores em “Lan Houses”

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “Casas de diversões eletrônicas e casas que oferecem serviços de computação com acesso à internet não podem permitir que menores desacompanhados dos pais ou responsáveis utilizem jogos eletrônicos pela internet. O entendimento é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que condenou uma lan house de Governador Valadares a pagar multa de três salários mínimos por permitir que quatro menores jogassem.” (leia mais aqui)

Crimes na Internet – Informações

Thursday, April 13th, 2006

Conjur: “O Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Ministério Público Federal e a Abranet — Associação Brasileira das Empresas de Internet estão envolvidos em uma campanha para criar um manual que ajude juízes e promotores a aprofundarem seus conhecimentos sobre os crimes na Internet.” (veja aqui)