Archive for January, 2006

Empresas – Tecnologia

Saturday, January 28th, 2006

Artigo de Elizabeth Christina Ciríaco – Jornal “A Cidade” de Ribeirão Preto/SP:

“A utilização de softwares para a melhoria de processos já é algo muito disseminado no setor corporativo, seja em empresas de grande ou de pequeno porte. De fato, atualmente, existem softwares para ajudar na elaboração do trabalho, em praticamente todas as áreas, desde a de estatística e financeira até a administrativa e contábil. Embora haja pessoas, algumas inclusive renomadas, com sérias restrições à tecnologia, principalmente por julgar que o ser humano precisa exercitar a mente, a dinâmica do mundo atual é regida, de forma bastante abrangente, pela tecnologia, que faz parte do dia-a-dia de todos, inclusive para fazer as coisas mais simples. […]  existem soluções bastante eficientes no mercado como Data Mining, Redes Neurais, Quality Control, SEDAS,  SEWSS  e outras tantas, que, a cada dia, são aperfeiçoadas, o que nos leva a crer que a acumulação de dados e a utilização inteligente destes tende a aumentar a competição no mercado. E, definitivamente, quem não se preparar tem pouquíssimas possibilidades de sobrevivência.” – Leia a íntegra aqui.

Retrospectiva 2005

Friday, January 27th, 2006

Tecnologia impulsionou acesso à informação jurídica
por Omar Kaminski

Recomendo a leitura desta “retrospectiva” na área do Direito da Informática elaborada pelo amigo Omar Kaminski. (clique aqui)

Direitos Autorais – Retrospectiva 2005

Friday, January 27th, 2006

Direito e mercado se adaptam às novas tecnologias
por Nehemias Gueiros Jr

Corroborando a famosa “Lei de Moore”, de que a cada 18 meses dobra a capacidade tecnológica dos engenhos e artefatos digitais disponíveis no mercado, o mercado do entretenimento e do show business nunca demonstrou tanto fôlego e capacidade de renascimento.  (Leia a íntegra do artigo aqui)

Cyber cafés – Cadastros

Friday, January 27th, 2006

Lei obriga Cyber Café a manter cadastros em SP
por Adriana Aguiar – Revista Consultor Jurídico

Os usuários de internet que utilizam o anonimato de lan houses, cyber cafés e cyber offices em São Paulo para cometer crimes virtuais terão mais dificuldade para esconder a identidade. A partir de fevereiro deste ano, esses estabelecimentos estarão obrigados a manter um cadastro atualizado dos seus usuários. A determinação é da lei 12.228, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. / Leia mais aqui.

Furto de “laptops”

Friday, January 27th, 2006

É muito importante o cuidado com a segurança de informações estratégicas em laptops e outros dispositivos portáteis. A utilização de criptografia é fundamental. “A empresa Ameriprise Financial está notificando cerca de 158 mil clientes e 68 mil conselheiros financeiros sobre o furto de um laptop contendo informações pessoais sobre todos eles. […] De acordo com o comunicado, o notebook continha um sistema de proteção de arquivos da Novell, instalado em sistema operacional Windows, da Microsoft. Os arquivos, entretanto, não continham criptografia, como manda a política de segurança da companhia.” – Leia mais aqui.

Traição Virtual

Friday, January 27th, 2006

Reportagem da Revista VEJA retrata este grave problema que atinge muitas famílias na atualidade. “Hoje, os serviços de bate-papo pelo computador, como e-mail, Messenger e Orkut, criaram novos paradigmas de traição.” (veja mais aqui)